sexta-feira, 27 de abril de 2012

TÍTULO: TCC - Tem Como Correr, não tema pense no tema




Em se pensando em TCC...ai,ai,ai....por onde começar? Será que dá tempo? O que tenho que fazer? Acho que não vou conseguir, o tempo tá voando!
Dentre outras essas são as dúvidas que temos nessa fase, por isso é muito importante manter a calma e ir matando um leão por dia. Isso não é um bicho de sete cabeças. É apenas um TCC.
Nessa nossa postagem tentaremos levar até você um pouco de calma e toques que possibilite o desenvolvimento do seu temido TCC.
Você deverá definir qual será o seu objeto de pesquisa, pensar em qual método de pesquisa irá adotar e que esteja relacionado com o seu tema, isso não significa que você deverá se limitar a um método, e sim utilizar vários.
Pense também qual será o tipo de sua pesquisa, se será exploratória, descritiva ou explicativa, se terá uma amostra ou não.
Para isso você deverá realizar uma revisão bibliográfica sobre o tema, e sempre consultando o seu orientador, pense nele(a) como um aliado ao seu trabalho, é o seu guia nessa tarefa.
Pois então, defina os seus objetivo com esse trabalho, onde você quer chegar. Isso será o fio condutor de seu trabalho.
Justifique por que escolheu esse tema, mostre então sua relevância e importância para a biblioteconomia.
Definido isso, comece a introdução, esse é um momento importante para o desenvolvimento do seu TCC. Sempre fazendo uma relação entre o tema e o seu curso.
No desenvolvimento, que é a parte teórica, comece a relacionar tudo o que você retirou dos pensamentos dos autores (siga os fichamentos realizados), não se esqueça que ainda não é o momento de você colocar  a sua opinião sobre o assunto, isso é mais para frente. Essa parte é o que vai fundamentar teoricamente o seu trabalho. Confronte então, as ideias dos autores, se preocupando sempre de não adotar as ideias deles como a verdade absoluta.
Após essa etapa, chega o momento da conclusão, é a parte mais importante de seu trabalho, por isso capriche, veja se todos os seus objetivos e hipóteses foram comtemplados. Avalie se o que você escreveu deve ser aplicado ao seu tema e aproveite para ver se poderá dar continuidade a esse trabalho. Lembre-se da Pós-Graduação!!!! Então isso é o começo.

Mas temos mais algumas dicas divertidas:
Prezi: http://prezi.com/rqgx38v8bs3p/present/?auth_key=cs1ui82&follow=0jkcklclw_nd

Blogs:
Usabilidoido.com.br
Superdicastcc.blogspot.com.br
Tcccomunicacao.blogspot.com.br
Euamoseutcc.blogspot.com.br
Livros:
ANDRADE, Maria Margarida de. Redação científica:
elaboração de TCC passo a passo.
São Paulo: Factash Editora, 2007.







POLITO, Rachel. Superdicas para um trabalho de
conclusão de curso nota 10. São Paulo: Saraiva, 2008.







MEDEIROS, João Bosco. Redação Científica -
A Prática de Fichamentos , Resumos, Resenhas.
11ª Ed. São Paulo: Atlas. 2009





autores: Moacir & Stephanie

9 comentários:

  1. Olá pessoal. FIcou muito interessante o post e a apresentação no Prezi. Esse passo a passo pode parecer bobeira, mas é muito importante ter claramente essas etapas na cabeça e, como vcs falaram, caprichar no trabalho principalmetne! tenho muitos amigos formados que em preenchimento de candidatura de vaga de emprego, mais para empresas multinacionais, tiveram que colocar o título do TCC e um pequenino resumo.
    Cibele F.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí mesmo!!!! Pensamos em colocar alguma coisa que reforce o que já foi nos ensinado, o prezi foi uma ótima ferramenta, bem lúdica! O TCC é de extrema importância veja esse post do blog do Romero Tori http://romerotori.blogspot.com.br/2010/06/tcc-interface-entre-aprendiz-e.html

    E bora estudar e terminar o TCC!!!!

    ResponderExcluir
  3. Gostei desse passo a passo, pois assim podemos ver o que já passamos e o que ainda vamos passar. Outro aspecto importantíssimo do TCC é a estrutura, para que ele fique bem estruturado temos que sempre nos basear nas normas que já são nossas velhas conhecidas, como a NBR 6023 para referências, NBR 10520 para citação, NBR 14724 para estrutura de apresentação, entre outras que já foram apresentadas em outros posts. Um documento que também vai ser nosso aliado nessa fase é o manual do TCC da biblioteca da FESP, que está bem explicativo e com certeza nos ajudará bastante com as dúvidas, se encontra disponível em http://www.fespsp.com.br/biblioteca/MANUAL-TCC_ATUALIZADO.pdf
    E boa sorte para nós.
    Ana Eliza

    ResponderExcluir
  4. Bom dia professora Andréa, li essa matéria e gostei, gostaria que fosse publicado para a galera.
    http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/viewFile/796/551
    gracias

    ResponderExcluir
  5. Todos os pontos principais para a elaboração de um TCC,foram abordados de forma bem resumida,leve e interessante.
    Uma iniciativa diferente foi a apresentação no Prezi, que ficou bem criativa e divertida,um ótimo jeito de assimilar as dicas.
    Quanto as indicações dos livros que abordam o assunto, as edições são bem atuais e parecem ser ótimas fontes para nos ajudar no TCC.

    Eveline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eve!!! Achei super legal mesmo o prezi, fico agora pensando o que vamos fazer para o próximo post!!! Queria usar outra ferramenta web que possamos "brincar" para aprender!!!! Os livros são ótimos, bem explicados e com linguagem simples, vale a pena folhear (pelo menos)!

      Stephanie

      Excluir
  6. Dóris Régis - Já tive a oportunidade de ler o livro do João Bosco Medeiros e posso afirmar que seu conteúdo é bastante útil para nos ajudar e nos familiarizar com a produção de conteúdos acadêmicos. Outra obra que acho bem interessante e costuma ser muito mencionada é "Como se faz uma tese", do Umberto Eco (que está disponível para download em diversos sites na internet). O post está muito bacana e é sempre bom relembrar o passo-a-passo da produção de um TCC (e no fim das contas, "manter a calma" é sempre a parte mais difícil, hehe).

    ResponderExcluir
  7. Com certeza temos "n" aliados e "bíblias" do TCC como colocamos algumas (livro de cabeceira nesse momento)! Mas aqui tentamos mostrar de uma forma mais brincalhona para aliviar e descabelar todos nós!!! Infelizmente ou felizmente eu adoro metodologia mas sei que não é uma área tão adorada... então concordamos (eu e moacir) a brincar um pouco com isso e espero continuar assim, "cenas do próximo post"!!!!

    Bora continuar a escrever o TCC

    Boa sorte a todos nós!!

    ResponderExcluir
  8. Dóris Régis - Já tive a oportunidade de ler o livro do João Bosco Medeiros e posso afirmar que seu conteúdo é bastante útil para nos ajudar e nos familiarizar com a produção de conteúdos acadêmicos. Outra obra que acho bem interessante e costuma ser muito mencionada é "Como se faz uma tese", do Umberto Eco (que está disponível para download em diversos sites na internet). O post está muito bacana e é sempre bom relembrar o passo-a-passo da produção de um TCC (e no fim das contas, "manter a calma" é sempre a parte mais difícil, hehe).

    ResponderExcluir